quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CRISTIANISMO (ONTEM) HOJE

Às vezes, o curso desta história (História da Igreja) haverá momentos em que nos será difícil ver a ação do Espírito Santo. Haverá quem utilize a fé da igreja para enriquecer-se
Ou para engrandecer seu poderio pessoal. Outros haverá que se esquecerão do mandamento do amor e perseguirão aos seus inimigos com fúria indigna do nome de Cristo. Em alguns períodos parecerá que toda igreja abandonou por completo a fé bíblica, e teremos de nos perguntar até que ponto tal igreja pode verdadeiramente chamar-se cristã. Em tais momentos, talvez nos convenha recordar dois pontos importantes.

O primeiro destes pontos é que a história que estamos narrando é a história dos feitos do Espírito Santo, sim; mas é a história desses atos entre pessoas pecadoras como eu. Isto se pode ver já no Novo Testamento, onde Pedro, Paulo e os demais apóstolos são apresentados, ao mesmo tempo, como pessoas de fé e pecadores miseráveis. E, se esse exemplo não nos basta, olhemos aos “santos” de Corinto a quem Paulo dirige sua primeira epístola.

O segundo ponto que devemos recordar é que, foi precisamente através desses pecadores e dessa igreja que aparece às vezes como totalmente descarrilhada que o evangelho chegou até nós. Ainda através dos séculos mais escuro da vida da igreja, nunca faltaram cristãos que amaram, estudaram, conservaram e copiaram as Escrituras, e que desse modo as fizeram chegar aos nossos dias. Além disso, segundo o que iremos ver no curso desta história, nosso próprio modo de interpretaras Escritura não deixa de manifetsra o impacto dessas gerações anteriores.

Uma e outra vez através dos séculos o Espírito Santo tem estado chamando o povo de Deus a novas aventuras de obediência. Nós também somos parte dessa história, desses atos do Espírito Santo.

Transcrito a partir da obra “História Ilustrada do Cristianismo- A Era dos Mártires” de Justo L. Gonzales.

Nenhum comentário: