SOBRE MIM

Sou um cristão apaixonado por História. Para mim cristianismo e História andam lado a lado, o cristianismo é uma parte da História, é impossível estudar História sem passar pelo cristianismo.
Deslumbra-me a começar pelo surgimento da civilização hebraica discorrer sobre o nascimento do cristianismo e seu desenvolvimento em meio ao Império Romano, bem como ao expansionismo cristão levado a cabo por apóstolos como Paulo, Pedro, Tiago, João e outros corajosos que doaram seu tempo e vida para aquilo que acreditavam. Passear pela cristianização do Império Romano, e o surgimento da religião que conhecemos como catolicismo e seu desenvolvimento na Idade Média, sobre o pensamento escolástico e posteriormente sobre a reforma protestante, seus trunfos, causas e consequências é também outro assunto que me agrada na História.
Aprendemos muito com História e se prestássemos atenção devida a ela evitaríamos muitos erros no presente.
A História mostra como o cristianismo sofreu influências das culturas onde chegou, o helenismo é um grande exemplo, o romanismo outro, no caso brasileiro há influências das cultura indígena e africana, devido essas influências torna-se necessário a cada dia resgatarmos os pressupostos mais básicos e essenciais do cristianismo. Vivemos uma verdadeira era dos extremos, o materialismo é uma característica marcante desta era, isso tem feito com que a espiritualidade torne-se um assunto ultrapassado, outros fatores como a globalização e a rede (internet) tem criado uma sociedade líquida, essa idéia criada pelo sociólogo Zigmund Baumann traz à reflexão a frouxidão dos relacionamentos, a falta de intensidade e o distanciamento gradual dos seres humanos em seus relacionamentos. Não há cristianismo sem espiritualidade, não há cristianismo sem relacionamentos resistentes. Proponho, analisemos a História, resgatemos o que foi perdido e vivamos o cristianismo.