terça-feira, 22 de maio de 2012

IRREMEDIÁVEL TEMPO

 Este texto é em homenagem a todos os meus amigos que me felicitaram no dia de meu aniversário. Muito obrigado.


 O tempo é irremediável! A cada minuto que se passa findamos momentos de nossa existência que nunca mais voltarão, só nos restará a lembrança dos dias vividos que poderão ser doces ou amargas, tangidas por choros ou risos, lágrimas de tristeza ou de alegria, risos discretos ou gargalhadas. O tempo é irremediável no sentido que não podemos fugir dele, esconder-se desse algoz é inútil. No campo ou na cidade, nos ápices da vida ou nas depressões, cruel ou não, lá estará presente, tente se esconder dele e encontre a frustração - o tempo passa para todos.
 Hoje completo 32 anos de idade, tempo que carrega consigo um perfeito mix de imperfeições, erros e acertos, júbilos e derrotas.            Tropecei e caí várias vezes, mas aprendi a andar, chorei quando criança e tinha dificuldade para aprender a escrever, mas aprendi. Só aprendi a andar de bicicleta tarde, não tinha e dependia de me emprestarem, aprendi mesmo assim, não tinha os melhores sapatos e roupas, mas nunca andei nu e descalço, conheço a tristeza que sente uma criança ao ser castigada pelas propagandas de televisão ao mostrarem o mundo mágico e fantasioso dos brinquedos quando não podia tê-los, hoje     irrito-me ao perceber que a tática é a mesma e ainda mais violenta desprezando a todas as famílias que não podem presentear seus pequenino com um brinquedo - que tristeza! 
 Pertenci a uma geração que jogou bola na rua, taco, brinquei de cabra cega, esconde-esconde, pega-pega, rodei pião, joguei bola de gude, capoeira, saltei, me machuquei, sarou e continuei a festa sem me importar com o tempo, ele não me perdoou, pegou-me de supetão e sem se importar com o que eu pensava tratou de agir e fez meus dias de adolescência passarem como relâmpago, trouxe-me de bom as experiências forjadas por cada ato que passei, deixou-me lembranças dos momentos bons que vivi. É claro, infelizmente não consigo lembrar de tudo, muitas coisas já foram deletadas de minha memória. Ah! como eu queria lembrar de tudo, mas de algumas coisas tenho apenas vagas percepções, cores, aromas, sabores, sorrisos, mas não passam de vagas lembranças.
 O tempo irremediável começou a riscar meu rosto, a embranquecer meu cabelo e barba, sou filho mas agora também sou pai, já sei o que é alucinar-me ao ver filhos vindo à luz, vibrei ao vê-los dar os primeiros passos e ao aprenderem falar "papai", vejo-os crescendo e percebo que o tempo é sobre a vida deles também, em contextos diferentes, mas os conflitos são basicamente os mesmos e com algumas adições, espero e luto para poder ajudá-los a vencê-los.
 A esta altura da vida percebo que não há muitas coisas nas quais podemos nos apoiar, existem apenas alguns pontos de apoio importantes e que não podemos desprezá-los. A família certamente é o esteio terrestre principal, nela encontramos a razão para lutar e vencer, o afago, o sorriso e o incentivo, é a força motriz que se bem engrenada gera energia suficiente para mover o mundo. Os amigos são parte da estrutura da vida, importantes estão sempre presentes ao primeiro sinal de necessidade, com palavras ou atos, estão sempre lá. Embora tenha aprendido a selecionar melhor meus amigos, não abro mão deles, alguns se foram, mudaram de cidade, outros sucumbiram na batalha da vida e tombaram seus corpos diante do único inimigo que não podemos vencer - morte - ficam as recordações. Ah! se o tempo voltasse.
 Todavia, não abro mão de meu pilar principal, Deus me sustenta, acredito nele piamente, o tempo está em suas mãos, é o Senhor do tempo, da vida e da História. Assim, apesar do tempo ser irremediável, confio Naquele que, não obstante ser grandioso, decidiu ser pequeno, esteve também sob a incongruência do tempo, chorou, sentiu fome e frio, foi traído, açoitado. Ele entende de humanidade, sabe dos conflitos externos e internos, se solidariza com o humano e ama-o, conhece bem a condição humana.                                                                                                                               

 Deus obrigado por mais um ano de vida. Obrigado pela família. Obrigado pelos amigos. Obrigado pelas experiências. Obrigado pelo irremediável tempo.



2 comentários:

Edsonsom disse...

Parabéns pelo texto... Muito particular, mas ao mesmo tempo totalmente popular... Parabéns Aleandro...

A ERA DOS EXTREMOS disse...

Valeu Edson...