quinta-feira, 8 de março de 2012

AMOR DE DEUS: FORÇA PARA A JUVENTUDE

A primeira questão sobre a qual devemos nos debruçar é conceituar o que é o termo Amor de Deus na bíblia e em especial no Novo Testamento.
O Novo Testamento foi escrito em grego e a palavra grega usada para a expressão Amor de Deus é Ágape (amor incondicional, sem interesses, perfeito, voluntário, divino), um exemplo clássico para isso é I Jo 4:8 – “...Deus é amor.”. A criação de todas as coisas, incluindo a do homem é uma grande manifestação do Amor de Deus, os projetos de Deus para o homem revelam o seu grande Amor. Todavia, sabemos que a encarnação de Cristo, é a principal e a maior demonstração do Amor de Deus para com os seres-humanos, pois foi um ato voluntário, perfeito, sem interesses e que demonstra o Amor incondicional de Deus, além disto, com este ato o próprio Deus aproxima-se dos dilemas humanos, compartilhando de todas as experiências humanas. Também se quisermos observar demonstrações gloriosas do Amor de Deus podemos olhar para a nossa própria existência, olhar para a nossa história de vida, olhar para nossas conquistas e até mesmo para as nossas crises, veremos assim que de alguma maneira fomos alcançados, marcados, ajudados, estimulados, confortados ou fortalecidos pelo Amor de Deus que segundo a bíblia em Efésio 3:19 “excede todo entendimento”.
O Amor de Deus é a força que nos atrai a Ele(Deus), pois sendo a natureza do homem pecadora, o que nos afasta drasticamente de Deus, Seu Amor funciona como uma força atrativa, que despreza o pecado que nos marca e sendo assim justificados pelo ato de Cristo na cruz nos leva à gloriosa experiência da comunhão divina. Em Romanos 8: 35 o apóstolo Paulo lança a provocação: “Quem nos separará do amor de Cristo?” e diz que nem a própria morte poderá nos afastar do Amor de Deus revelado em Cristo. O pecado não é mais suficientemente forte para nos afastar deste Amor.
Sendo assim, podemos afirmar que a maior força que atua no universo não é a força da gravidade que atrai nossos corpos para a terra e nos impede de sair voando por ai, não é a força dos poderes políticos e econômicos que causam desigualdades sociais, não é a força do capital que causa opressão, não são as forças malignas que aprisionam e conduzem ao mal, mas sim o Amor infinito e insondável de Deus que nos liberta e nos fortalece dando-nos confiança de que apesar de sermos muitas vezes ultrajados, desprezados, rejeitados, vítimas de preconceitos, desacreditados, desanimados e deixados de lado por muitas vezes, somos recebidos por este Amor. (Amor que abrange a todo mundo e atinge a mim – 396 da HC). Os jovens e adolescentes com suas experiências, suas crises e anseios, são muitas vezes vitimados pelo nosso adversário que busca de todas as maneiras inculcar em suas mentes que por causa de deslizes, estão afastados do Amor de Deus e da comunhão com Ele, no entanto, cabe àqueles que já tiveram um pouco mais de experiências com Deus dizer a estes jovens e adolescentes e a todos quantos se sintam fragilizados por terem a impressão de que estão longe do amor de Deus que a força que nos impulsiona e nos leva adiante é o Amor infinito de Deus.
É dever nosso proclamar que Deus nos ama mesmo sendo pecadores e a medida que proclamamos que somos amados por Deus incondicionalmente somos fortalecidos. Deus detesta o pecado, mas ama o pecador, Deus nos ama mesmo quando nossas atitudes e pensamentos estão no fundo do poço, mesmo quando meus olhos desviam-se daquilo que Ele tem para mim, continua me amando. Não podemos esconder que Deus não faz vista grossa ao pecado, mas salientar que através do ato de Cristo na cruz o próprio Deus toma os nossos pecados, e de pecadores somos transformados em redimidos. Deus repreende e castiga todo aquele que se envereda pelo pecado não porque Ele detesta o pecador, mas sim pelo fato de saber que o pecado causa malefícios a quem os comete. Deus combate o pecado com a força do Amor. Aleluia!

Nenhum comentário: